nafbeiraserra.blogspot.com: Início | Localização da Sede | Contactos | Fórum NAFBS

O enorme desenvolvimento do futsal nos últimos anos - em parte pelo grande apoio da UEFA, que criou competições internacionais para clubes e selecções - levou o organismo europeu a dedicar uma grande atenção ao treino e promoção dos árbitros deste desporto.
.
Conselhos fundamentais
Quase 40 dos melhores árbitros de futsal da Europa estão em Helsínquia, na Finlândia, durante esta semana, para participarem no terceiro Curso da UEFA para Árbitros de Futsal, onde receberão conselhos fundamentais sobre a melhor forma de se prepararem e dirigirem jogos de uma modalidade que está continuamente a evoluir. A UEFA reconheceu a especificidade do futsal e, por isso, sente que deve apoiar todos os grupos que contribuem para o desenvolvimento da modalidade, incluindo os árbitros e a sua formação.
.
Jogo sem pausas
No futsal são necessários dois árbitros, um cronometrista e um terceiro árbitro para garantir que os jogos decorram sem pausas e dentro do espírito das leis. Como o futsal é jogado em recintos cobertos, existem diferenças consideráveis entre uma arbitragem de um encontro de futsal e um jogo de futebol. Os árbitros de futsal são frequentemente equiparados ao do basquetebol em relação à sua movimentação durante um jogo, bem como em termos de flexibilidade, posicionamento, concentração visual no jogo e também no relacionamento com o segundo árbitro em campo.
.
Preparação física adequada
Por tudo isto, os árbitros de futsal devem ter uma preparação física adequada, para que estejam sempre no melhor ângulo possível, de forma a estarem em condições de tomar a decisão mais adequada. Os juízes precisam de velocidade e agilidade, que são fundamentais no seu posicionamento, coordenação, concentração e autoconfiança. Werner Helsen, o especialista da UEFA para a condição física dos árbitros, está a realizar testes físicos aos juízes na Esport Arena, em Espoo, para avaliar o momento de forma de cada um. Na agenda estão outras matérias como a amostragem de cartões amarelos e vermelhos, leitura do jogo, posicionamento e movimentação.
.
Contributo da UEFA
O futsal está a tornar-se uma entidade importante por direito próprio, mas a contribuição da UEFA também tem sido significativa. A primeira edição do Campeonato da Europa de Futsal teve lugar em 1999, antes da Taça UEFA de Futsal de clubes, que foi criada na época 2001/02. A qualificação para o primeiro Campeonato da Europa de Sub-21 de Futsal vai começar no próximo mês, com a fase final a decorrer na Rússia, em Dezembro. O nível da modalidade não pára de evoluir e os árbitros estão a esforçar-se para também melhorarem as suas exibições.

0 comentários:

Enviar um comentário