nafbeiraserra.blogspot.com: Início | Localização da Sede | Contactos | Fórum NAFBS

Enquanto os principais árbitros europeus se preparam para o UEFA EURO 2008™, em Junho, na Áustria e Suíça, os juízes que lhes pretendem seguir as pisadas, incluindo as promissoras jovens árbitras, estão a ser acompanhados de perto pela UEFA.
.
Acompanhamento especializado
Sob a alçada do programa de talentos e mentores da UEFA, actuais e futuros árbitros são acompanhados por experientes antigos juízes do futebol europeu, de forma a ajudarem os jovens nos seus preparativos, para que estes desfrutem de uma carreira de sucesso a nível continental. A UEFA junta, regularmente, os jovens árbitros e os seus mentores, estando o próximo encontro marcado para o oitavo seminário de talentos e mentores da UEFA, na sede da UEFA, em Nyon (Suíça), entre 6 e 8 de Maio.
.
Experiência e sabedoria
A UEFA é da opinião que, da mesma forma que os jovens futebolistas necessitam do aconselhamento de antigos profissionais do futebol, também os jovens árbitros podem beneficiar da sabedoria dos colegas que dirigiram encontros de futebol ao mais alto nível. O programa começou em 2001 e já deu frutos consideráveis, com muitos dos jovens árbitros que se foram formando a apitarem grandes jogos europeus.
.
Trio no EURO
Um total de 139 talentos de arbitragem formaram-se desde o início do projecto, em representação de 50 federações filiadas da UEFA. Três deles estarão em acção no UEFA EURO 2008™ - Frank De Bleeckere (Bélgica), Massimo Busacca (Suíça) e Howard Webb (Inglaterra) -, enquanto outros sete marcarão igualmente presença na prova na qualidade de quartos-árbitros.

.
Contacto constante
Os mentores permanecem em constante contacto com os árbitros que acompanham, através de telefone ou e-mail, ou mesmo visitando-os nos respectivos países. As suas conversas debruçam-se, sobretudo, nas actuações dentro do relvado e em questões como a dieta alimentar, a conduta social e privada e o melhoramento da comunicação em inglês, que é agora a língua comum na arbitragem a nível da UEFA.

.
Teoria e prática
O mais recente seminário vai combinar partes teóricas com partes práticas, em sessões de treino conduzidas por Werner Helsen, especialista da UEFA em preparação física de árbitros. Os jovens talentos da arbitragem vão receber as mais recentes instruções da UEFA dadas aos árbitros europeus e o Painel Jira da UEFA, lado a lado com o treinador Erich Rutemöller, vão dar algumas lições a nível táctico.

.
Força mental
Para além da preparação física e dos conhecimentos tácticos, também a força mental é indispensável nos árbitros dos dias de hoje, tendo em conta tudo o que está em jogo numa partida de futebol ao mais alto nível. O psicólogo desportivo suíço Mattia Piffaretti - presença habitual nas reuniões de árbitros da UEFA - irá falar de elementos que podem ajudar os árbitros a tomarem as decisões mais acertadas mesmo quando se encontram sob enorme pressão e a lidarem com os comentários feitos pelo público e pelos media. Os jovens talentos árbitros e os seus mentores vão também ter oportunidade de trocar experiências e ficar a saber como serão as actividades dos árbitros que estarão presentes no UEFA EURO 2008™.

.
Os talentos de arbitragem que vão marcar presença no seminário são:
William Collum (Escócia), Gardar Orn Hinriksson (Islândia), Albert Toussaint (França), Lee Evans (País de Gales), Alexey Kulbakov (Bielorrússia), Alexei Nikolaev (Rússia), Istvan Vad (Hungria), Dejan Filipovic (Sérvia), Sascha Kever (Suíça), Peter Rasmussen (Dinamarca), Babak Guliyev (Azerbaijão), Hannes Kaasik (Estónia), Cüneyt Çakir (Turquia), Aleksandar Stavrev (Macedónia), Marcin Borski (Polónia), Robert Schérgenhofer (Áustria).

.
Programa feminino: Florence Guillemin (França), Kirsi Savolainen (Finlândia), Teodora Albon (Roménia), Esther Staubli (Suíça).

.
Grupo de talentos de elite: Martin Atkinson (Inglaterra), Felix Brych (Alemanha), Nicola Rizzoli (Itália).

0 comentários:

Enviar um comentário