nafbeiraserra.blogspot.com: Início | Localização da Sede | Contactos | Fórum NAFBS

....O VI Encontro Nacional do Árbitro Jovem - 2007 que decorreu nos dias 14, 15 e 16 de Setembro no Centro de Estágios de Rio Maior foi de enorme sucesso.
Estiveram presentes neste 'estágio' dez Jovens Árbitros do nosso Conselho de Arbitragem (Cátia Tavares, Pedro Letra, Patrícia Duarte, Ricardo Gabriel, Ricardo Bonito, Nara Marcos, André Mendes) e três do nosso núcleo: José Carlos Rodrigues (3.ª presença no evento), Tiago Cerveira (2.ª presença no evento) e Virgílio Salvador (iniciado neste evento). O monitor nomeado pelo Conselho de Arbitragem foi o Dr. Armando Nascimento.
....Foram conseguidos os objectivos que eram motivar os Jovens Árbitros para a sua carreira como Árbitros, ajudando a construir o ´perfil ideal´ e o enriquecimento da sua personalidade. Nesta acção de formação participaram 62 Jovens Árbitros, verificando-se um acréscimo de 77% em relação à edição anterior. É de realçar que os Jovens Árbitros distinguiram como temas de excelência a conversa com os Árbitros Internacionais Olegário Benquerença e Paulo Paraty, o trabalho na área da psicologia da equipa coordenada pelo Dr. João Nuno Pacheco, e a sessão prática de preparação fisica da equipa liderada pelo Mestre José Neto, Prof. José Dias e Prof. José Miguel. Também foi de grande interesse e muito proveitosa a intervensão do Sr. Carlos Matos e Sr. Jorge Correia que abordaram o tema "Comunicação & Tomada de Decisão". Nesta última palestra, que foi de cariz teórico-prático, os Jovens Árbitros puderam contactar com as novas tecnologias vigentes no mundo do futebol, podendo experimentar o tão famoso auricular. Por questões de tempo, nem o todos o puderam fazer. Os contemplados foram 3 Árbitros, incluindo um do nosso núcleo, o José Carlos Rodrigues.

....A pontualidade, que se quer 'britânica', foi um trunfo que sempre orientou os Jovens-Árbitros.
....Durante todo este encontro, o espirito foi de equipa desde o primeiro ao último minuto. Árbitros que contactavam pela primeira vez com outros, entregaram-se à amizade e amor pela causa, criando um excelente ambiente em torno do Centro de Estágio de Rio Maior. Este espírito fez-se sentir forte, quando da homenagem feita ao ilustre colega Olegário Benquerença. O auditório inteiro (cerca de 75 pessoas) gritou a plenos pulmões "E salta Olegário! E salta Olegário! Olé, olé!", de tal modo que o actualmente mais galardoado árbitro português confiou estar "Atrapalhado...Nunca fico atrapalhado, hoje conseguiram pôr-me assim! Nunca tive ninguém a aplaudir-me. Geralmente os nossos aplausos são os insultos!". Foi um clima de total entrega, chegando mesmo a ser arrepiante! Mas para quem mereçe e tudo faz para levar mais longe a arbitragem lusa, qualquer homenagem é pouca...E salta Olegário! E salta Olegário! Olé, olé!
....Não podemos aqui explicar tudo o que se passou naquele fim-de-semana, senão tinhamos texto para ler em 3 horas. Aqui fica o mais importante: foi tudo perfeito! É de louvar e congratular a APAF por dinamizar estes projectos que em muito contribuem para o crescimento de um Jovem-Árbitro na sua carreira e na sua vida pessoal!
....Para os que estiveram presentes deixamos o grito de guerra:
.
APAF, APAF, PORTUGAL!!!
.

....

.....

....

....

.........

0 comentários:

Enviar um comentário